Sistemas On Grid e Off Grid de Energia Solar

Todo os sistemas solares de energia, conforme a sua função, são compostos de uma série de equipamentos específicos dos quais, os principais são as placas solares e os inversores. As placas transformam a energia luminosa do sol em energia elétrica, porém é uma energia com parâmetros incompatíveis com nossos equipamentos e eletrodomésticos. Então os inversores, entre outras funções, convertem essa energia, igualando-a às características exigidas em nossas instalações prediais.

Energia dos Paineis Solar

  • Contínua
  • Maior que 630 V
  • Sem fases

Energia Requerida por nossos aparelhos e equipamentos

  • Alternada
  • de 110 à 380 V
  • Mono, Bi, ou Trifásicos

Assim, se o seu sistema estiver corretamente dimensionado e enquanto tiver sol você terá energia para seus equipamentos e eletrodomésticos, em qualquer potência residencial, comercial, industrial ou rural.

Entretanto, após as 18 horas e em dias nublados não há luz solar suficiente para gerar suas necessidades de energia elétrica, então, a tecnologia nos oferece duas soluções para estes momentos:

Sistemas com inversores On Grid, que são conectados a rede da concessionaria de energia, calculados para terem energia excedentes que são injetados no sistema da concessionaria e transformados em créditos (R$) de compensação energéticas. A noite e nos dias nublados, você recebe energia da concessionária, com os custos descontados da energia que você injetou durante o dia. Por isso precisa ser bem calculado, para que no final das contas, você fique teoricamente no zero a zero. Claro que na hora de calcular deve ser levado em conta o seu real consumo anual, previsões de crescimento de sua carga para os próximos 25 anos e um fator de segurança devido as possíveis variações climáticas.

É um dos sistemas mais baratos atualmente e você poderá gerar sua energia em um local e consumir em outro(s), desde que a(s) sua(s) conta(s) de energia esteja(m) todas em seu nome.
A desvantagem é que se houver uma interrupção do fornecimento de energia da concessionária, você ficará também sem energia, mesmo que esteja fazendo muito sol.

O usuário deste sistema, usufrui de mais conforto, sem tanta preocupação com a conta de energia elétrica, donde se espera uma economia em torno de 90%.

Ilustração de Painel Solar

A critério do usuário e onde não houver rede de energia de uma concessionária pode-se usar o sistema com inversores Off Grid. Neste, a sua necessidade de energia noturna ou de dias nublados, serão supridas por um banco de baterias que foi abastecido previamente pelo próprio sistema solar. Também aqui há a necessidade de se fazer um bom e cuidadoso cálculo de dimensionamento para que você não fique sem energia e não haja danos precoces ao banco de baterias. É muito importante nesses cálculos considerar, além dos fatores anteriormente já citados, os hábitos de consumo específicos de seus usuários.

É um sistema mais caro que o On Grid e exige mais disciplina no consumo. Porém, você fica independente da concessionária, de seus desligamentos, regulamentos, contas, taxas e impostos.

Para amenizar os custos você pode também, ir adquirindo as baterias aos poucos, conforme sua disponibilidade financeira.

As baterias devem ser estacionárias, preferencialmente de Ion de Lítio pois são, menores, mais leves, duram pelo menos, 3x mais e não emitem gases tóxicos ou corrosivos. Veja em Acumuladores, a descrição de cada tipo de baterias, suas vantagens e desvantagens.

Ilustração de Painel Solar
Fale com nossos Atendentes